Muitas pessoas que compram seus r4 tem encontrado vários problemas esse tutorial(básico) irá ajudar a resolver alguns espero que gostem!
O Criador Desse tutorial foi Bruno de Sousa Dantas AKA Gendou Ikari 2015. Todos os direitos reservados a ele.
Guia Definitivo do R4 DS/M3 Simply
Por Bruno de Sousa Dantas AKA Gendou Ikari 2015
Observações
Infelizmente, o Scribd, site onde este guia está originalmente hospedado, não permite queos arquivos sejam editados após serem enviados. Ou seja, para cada versão do guia, um novo link será criado lá. Porém, vocês podem ter acesso às versões mais novas através do próprio Scribd. Na lateral direita do site, há todos os guias que eu já terei enviado. Acessem sempre a versão mais nova. O link da primeira versão do guia pode ser acessado clicando aqui.
Este guia foi criado para o Fórum NDS Brasil. Porém, pode ser utilizado em outros lugares, desde que se mantenham os direitos autorais reservados (ver final do artigo).
Resolvi criar este guia porque muitas pessoas postam no fórum fazendo inúmeras perguntas sobre o R4, sendo que a maioria delas já foi respondida por mim ou outros usuários. Então, para facilitar, compilei este documento e tentarei sempre mantê-lo atualizado.
Utilizo o Windows Vista em inglês. As traduções que eu fiz foram livres, então pode ser que haja alguma diferença entre o que eu disse e o que está escrito de verdade na tela. Porém, com as imagens, creio que não será difícil saber o que é o quê. Mas, mesmo assim, caso você ache algo que esteja traduzido errado, me avise.
Vale à pena lembrar que muito do que foi escrito aqui vem do próprio fórum NDS Brasil, do fórum GBAtemp.net e de outras fontes espalhadas pela net. Portanto, caso você ache alguma informação nova ou queira corrigir algo, basta me avisar que eu atualizarei o artigo o mais rápido possível.
Para entrar em contato comigo, poste no tópico do fórum referente a este artigo ou me mande uma mensagem privada (Gendou Ikari 2015).
Histórico
06/05/2007 – Primeira versão
24/05/2007 – Informação sobre formatação foi modificada
Seção FAQ criada
Criado o histórico
Algumas outras pequenas alterações
Introdução
Antes de tudo, gostaria de esclarecer que o R4DS e o M3 Simply são o mesmo produto! O que muda de um para o outro são a etiqueta e uma solda no interior do cartucho. Todo o resto é igual. Porém, as atualizações de um não servem para o outro. Ou seja, não adianta colocar os arquivos de atualização do kernel do R4 no M3 Simply porque não irá funcionar.
Como ambos são iguais, escreverei o artigo baseado no R4, mas saibam já de antemão que tudo aqui escrito servirá também para o M3 Simply.
Instalação
Antes de tudo, plugue seu microSD na porta USB do seu computador e formate-o. Algumas pessoas tiveram problemas com o padrão FAT; outras, com o FAT32. Eu aconselho você a usar a FAT32 primeiro. Caso você esteja enfrentando muitos problemas na hora de carregar ROMs ou homebrews, como travamentos ou arquivos sendo corrompidos, tente utilizar a formatação FAT. Mas de início, utilize FAT32, é um padrão mais rápido.
Vale à pena lembrar que, ao formatar o cartão, você perderá TODOS os arquivos nele contidos. Portanto, caso ele não seja novo, faça um backup dos arquivos ou simplesmente copie o kernel para o cartão conforme eu mostrarei abaixo. Eu pessoalmente recomendo formatá-lo justamente para não ter nada dentro da memória, ainda mais se anteriormente você o utilizava em outro flashcard.
Se o seu cartão for novo, as chances dele não estar formatado são altas. Então, o formate sem medo, já você não conseguirá escrever nada nele caso não esteja formatado.
Caso você não saiba formatar, o procedimento é bem simples. No Windows, abra o Windows Explorer. Caso a memória já esteja plugada, ela aparecerá na barra à esquerda.
Agora, clique com o botão direito em cima do cartão (no meu caso, R4DS (N)) e escolha a opção “Formatar...”
Aparecerá então uma janela com algumas opções. Em “Sistema de Arquivos”, escolha “FAT32”. Em “Rótulo do Volume”, coloque o nome que você quiser para o seu cartão de memória. A opção “Formatação rápida” deverá estar desmarcada. A tela ficará assim:
Lembrando que em “Sistema de arquivos” você selecionará o padrão que você quer, FAT ou FAT32.
Clique em “OK” no próximo aviso e espere a formatação ser concluída. Pronto, seu cartão de memória está pronto para ser usado!
Bem, você acabou de adquirir seu R4. Junto com ele, provavelmente veio um CD com alguns programas e os arquivos do kernel. Nosso primeiro passo é justamente fazer com que nosso R4 funcione. Para isso, você precisa copiar os arquivos do kernel para dentro do seu cartão de memória. O processo todo é bastante simples.
Primeiro, não utilize o kernel que vem no CD. Com certeza será uma versão antiga do mesmo, portanto você precisa baixar a mais nova do site do R4 (http://www.r4ds.com) ou do M3 (http://www.m3adapter.com).
No caso do R4, após baixar a versão mais nova (neste momento, a 1.11), você terá então um arquivo .zip com uma pasta dentro (English-1.11) e, dentro desta, os seguintes arquivos:
Pois bem, ligue seu cartão microSD à porta USB, caso ainda não tenha feito isso, e copie todos os arquivos que estão dentro da pasta English-1.09 para a raiz do seu cartão de memória. Ou seja, você irá copiar os arquivos e pastas da imagem acima e colocá-los diretamente no seu cartão, sem criar nenhuma pasta nem nada. ATENÇÃO: não copie a pasta English-1.09! Copie o que está dentro dela! Isso é extremamente importante!
Fim! Agora seu R4 pode ser usado! Nenhuma ROM precisa ser patcheada para funcionar no R4. Você pode criar uma pasta (ex: ROMs) e colocá-las lá dentro.
Após terminar de usar o seu cartão, desplugue-o do PC. MAS CUIDADO! Primeiro, remova-o com segurança antes no Windows. Ao lado do relógio do Windows, haverá um ícone para que você possa remover o hardware com segurança.
Dê um duplo no ícone e aparecerá uma janela assim:
Selecione o dispositivo que você quer parar (no meu caso, é o que está marcado de azul) e clique em “Parar”. Dê “OK” nas duas próximas janelas. Pronto, sua memória já pode ser desplugada do PC com segurança.
Muitas pessoas poderão dizer que este processo é desnecessário. Na maioria das vezes, é sim. Só que, fazendo tudo isso, você previne que seu cartão seja removido enquanto o sistema está escrevendo algo nele, o que pode comprometer a integridade dos dados e te obrigar a até formatar novamente o cartão caso o sistema de arquivos seja corrompido. Como prevenir é melhor que remediar, não custa nada fazer esses pequenos passos e ser feliz.
Como plugar e desplugar
Já vi pessoas que não sabem direito como colocar e retirar o microSD do R4. É bem simples, mas tenha um pouco de cuidado, já que o cartão é bem frágil. Observe a imagem abaixo:
Apesar de estar absurdamente desfocada, note que a parte escrita da memória fica voltada para trás do R4 (levando-se em conta que a parte da frente é onde está a etiqueta). No próprio desenho do que está atrás do R4, dá pra ver que a aba do microSD deve ficar para a esquerda, que nem a imagem abaixo:
Não há necessidade de força. Pressione a memória para baixo até ela ficar presa (você ouvirá um pequeno clique quando isto acontecer). É assim que a memória deverá ficar:
Note que ela fica exatamente no mesmo nível do R4, nem mais pra baixo nem mais pra cima. Feito isso, seu R4 está pronto para entrar no DS. Ele encaixa como qualquer outro cartucho, a etiqueta voltada para fora, assim:
Só pressionar até o fundo e, quando ouvir o clique, está no lugar.
Agora, ligue o DS!
Ligando o DS
Quando o R4 carregar, você terá três opções: “Game”, “Multimedia” e “Slot 2”. A primeira serve para você jogar as ROMs que você colocou no seu DS. A segunda, carrega o Moonshell (tocador multimídia do DS). A terceira serve para você dar boot em um flashcard de slot 2 sem precisar de um passcard. Ou seja, o próprio DS funcionará como um passcard!
Muito bem, selecione “Game”. Aparecerão as telas abaixo:
Se você notar bem, na tela inferior, no lado superior esquerdo haverá um sol. Ele regula o brilho do seu DS. Clique nele ou aperte “L” e mude o brilho. Do lado direito, há um R dentro de um círculo, que poderá estar verde (ligado) ou vermelho (desligado). Essa opção habilia o soft reset, que permite que você volte para a tela inicial do R4 quando estiver jogando sem precisar desligar o DS. Para isso, durante o jogo, pressione A+B+X+Y+L+R. Obviamente, a opção soft reset deverá estar ligada, e você pode alterar isso clicando no R ou apertando “R” no seu DS.
O resto é bem fácil. Na tela superior, haverá a lista de arquivos do seu cartão. Caso você tenha colocado as suas ROMs dentro de um diretório, navegue até ele usando o direcional e entre nele apertando “A”. Caso tenha entrado no diretório errado, aperte “B” para voltar. Selecione a ROM então que você quer jogar. Na tela de baixo, aparecerão algumas informações sobre ela, como o nome, ícone, quem criou o jogo etc. Para jogá-la, selecione-a com “A”. Caso seja a primeira vez que você esteja jogando, o R4 perguntará se você deseja criar um arquivo sav, que é onde ele armazena os saves do jogo. Clique em “OK” ou pressione “A” para confirmar. Aguarde alguns instantes enquanto o jogo e carregado e... pronto! Você acaba de aprender como utilizar corretamente seu R4, desde a sua instalação até como jogar! Agora, divirta-se!
FAQ
P: Qual memória eu devo comprar?
R: Primeiramente, tenha em mente o que você pretende fazer com o seu R4. Irá apenas jogar ou também verá filmes, ouvirá música, lerá mangá? Sim, tudo isso é possível utilizando homebrews, mas tenha em mente o espaço que estes arquivos irão ocupar. Por exemplo, um episódio de Prison Break, que tem quarenta e poucos minutos, depois que eu o converti para DPG (padrão de vídeo do DS), ficou com 115MB. Pense também em quantos jogos você colocará ao mesmo tempo no DS. A maioria possui 32 ou 64MB, mas alguns jogos mais recentes já estão saindo com 128 e maiores estão por vir.
Assim, eu geralmente recomendo comprar uma memória de 1GB se você for utilizar o seu DS somente para jogos e homebrew, e de 2GB caso utilize também recursos multimídias.
P: E de qual marca?
Ok, essa parte é um pouco delicada. Foram reportados problemas com memórias de algumas marcas, principalmente em jogos específicos (Como Castlevania: Portrait of ruin ou Tony Hawk Downhill Jam), como travametos ou lags durante o jogo. Para uma lista completa, verifique a esta wiki. Lá, vários testes foram feitos com diferentes marcas e modelos de microSD, além da lista ser constantemente atualizada.
Mas caso queira uma resposta rápida, as melhores marcas são: Kingston*, Toshiba e Dane-Elec.
*alguns problemas foram encontrados ao se utilizar as memórias Kingston de Taiwan. A empresa disse que já recolheu esse lote defeituoso do mercado, mas, para se prevenir, adquira a memória Kingston fabricada no Japão. Na própria memória vem escrita a sua procedência.
P: Todos os jogos rodam no R4?
Até o momento, sim, caso você utilize a versão mais nova do kernel.
A fazer:
· Continuar o FAQ, principalmente falando sobre homebrews;
· Ensinar como fazer backups e deletar arquivos diretamente pelo R4;
· Ensinar como usar cheats.
Tutorial Retirado do Site: Guia Definitivo do R4 DS v2
Nenhum comentário:
Postar um comentário